Image Map

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CF: Stille Liebe (Nicolle)

Antes de mais nada eu gostaria de desculpar-me pela imensa demora no pedido. Acabei ficando enrolada no fim da faculdade e depois vieram as festas. Mas agora está aí. Espero que goste e não deixe de pedir novamente por causa do meu deslize. 






Fanfic / Fanfiction Stille Liebe



Amélia vivia sem dois sentidos essenciais na vida de muitos outros seres humanos. Seus pais sempre se esforçaram para protegê-la, sabendo que a menina era um alvo fácil para aqueles que não possuíam um bom coração. O calor do Havaí era acolhedor, e contemplar o sol a fazia sentir-se satisfeita com o pouco que tinha.
Em meio ao clima tropical, ela deparasse com Justin, o filho da nova garçonete do restaurante de seu pai. Um surfista atraente e que poderia ter quantas mulheres quisesse ao seu lado, mas era ela que fazia o seu coração bater mais depressa, assim como ele imaginava que se sentiria quando encontrasse o seu verdadeiro amor. Ele não poderia lhe dizer juras de amor, pois ela não o ouviria. Ela não poderia dizer-lhe palavras de gratidão por tê-la amado como realmente era. Mas, o amor nunca impôs regras ou limites, basta estar disposto a sempre remar contra a maré.




Capa

Eu achei sua caba bacana. Achei que o clima da capa está razoavelmente dentro do que a fanfic pede, o que é extremamente adequado.  Está simples, bem feita e objetiva — minhas palavras favoritas quando se trata de DS —, todavia, sempre há algo a comentar. Os créditos e a frase estão levemente desfocados, provavelmente devido a sombra, o que não ficou tão legal levando em conta as cores envolvidas.

Valor: 2.0
Pontos:1.7




Sinopse


Eu gostei bastante da sua sinopse. Eu conheço outros trabalhos da Modified e ela é realmente ótima no que faz, mas mesmo a adorando eu não posso deixar de comentar um pequeno ponto que me incomoda e muito provavelmente a outros também: o tamanho.
Infelizmente os leitores num geral têm o péssimo hábito de não se interessarem por sinopses que passem muito de cinco linhas. Entretanto não se engane. O trabalho está bem feito e eu não aconselho qualquer tipo de mudança, trata-se de uma dica para futuros trabalhos seus. 


Valor: 2,0
Pontos: 2,0




Enredo

Sem ler a fanfic, apenas com a capa e a sinopse, posso dizer seguramente que seu texto é diferente de qualquer outra coisa com o Justin que eu já tenha lido. E foram muitas e muitas as fanfictions. Eu simplesmente amo clichês bem desenvolvidos e amo ainda mais ideias tão originais. 
Achei bem interessante o trecho ao fim do capítulo falando um pouco sobre o preconceito sofrido pelos deficientes. Bem diferente mesmo. Contudo, lendo fiquei pensativa por um momento: talvez seja necessário ser cuidadosa quanto a não deixar uma ideia tão bacana cair no clichê. Mas, sem mais delongas, parabéns. 

Valor: 3,0
Pontos: 2,8




Ortografia

Eu fiz uma pequena lista contendo os principais equívocos que notei, além de retirar do textos exemplificações deles:





Repetição excessiva de palavras:
 Logo na primeira linha temos a palavra lugar aparecendo duas vezes. É aconselhável utilizar sinônimos ou omitir quando possível; 



Erro de concordância: 
É de extrema importância concordar adequadamente nomes e verbos;

"... já os homens usam sungas mostrando o quão "bem dotado" são..."

"... já os homens usam sungas mostrando o quão "bem dotados" são..."



Utilização inadequada de palavras: 
Mesmo e derivados — mesmos, mesma e mesmas — jamais devem ser utilizados como pronome; 

" ela vai até a porta e abrindo a mesma."

" ela vai até a porta e a abre."



" ... suas higienes matinais."

" ... suas higiene matinal."

Higiene matinal é o conjunto de hábitos de limpeza feitos pela manhã, logo, nesse caso, deve-se prezar pelo singular.





 Tempos verbais:
 Tome cuidado com a mistura excessiva dos tempos verbais diferentes no decorrer da narração. Há alguns equívocos e confusões durante a fanfiction;




Utilização incorreta de preposições:
 Lembre-se sempre de concordar a preposição com o verbo;

"... insultos que fazem com ela."

"... insultos que fazem a ela."




Pontuação equivoca em diálogos: 
Sempre utilize travessões em falas;

" "Bom dia" respondeu."

" — Bom dia — respondeu. "




Utilização inadequada de vírgulas:
 É importante recordar de isolar o vocativo — a quem o falante se dirige — com virgulas;

" " Oi princesa" "

" — Oi, princesa. "


Fora esses pequenos errinhos que se repetem ao longo da fanfiction, particularmente, achei que seu vocabulário é muito usual o que torna a leitura cansativa e pesada. Aconselho a tentar enriquecer um pouco mais seu texto elaborando melhor a maneira de escrever. 


Valor:3,0
Nota: 0,5






Você tem um enredo muito legal, mas eu senti que falta um pouco no desenvolvimento. 
Boa sorte com a fanfiction e independente do que eu ou outros falarem nunca desista dela.
Meus parabéns.



Nota Final: 7,0






Um comentário :

  1. Hey, eu adorei a crítica. E eu não entendi os erros ortográficos já que mandei o capítulo para betagem ;/
    Nas falas de Amélia eu não uso travessão pois vai parecer que ela está falando com voz.
    A última coisa que quero é uma fanfic clichê, vou prestar atenção pra não ficar, odeio clichês.
    Muito obrigado amore 💜

    ResponderExcluir